A Metodologia
Com o objetivo de combater a desinformação que existe em torno do cancro do ovário, “Ciclos Quebrados” acompanha diariamente conteúdos, informações, discursos que possam gerar algum tipo de desinformação e/ou manipulação.
De acordo com o First Draft News (2017), existem 3 áreas de atuação do fact-checking:
-
Fact-checking (checagem): Analisar uma frase, exatamente como ela foi dita, de uma figura importante na sociedade e atestar o seu grau de veracidade. São usados dados de bancos, dados oficiais e especialistas
-
Debunking (desmitificação): Seleciona-se um conteúdo que foi criado por fontes anónimas ou não oficiais e analisa-se o seu grau de veracidade. São usados normalmente informações disseminadas nas redes sociais
-
Verification (verificação): Examinar um conteúdo digital, foto ou vídeo que possa ter sido manipulado.
De modo a garantir o rigor na informação, a equipa procura contactar profissionais das mais diversas áreas que possam corroborar ou não com as informações que recolhemos.
​
No momento em que a informação é recolhida, são seguidos os seguintes passos:
-
Procurar a fonte original da informação;
-
Consultar fontes de natureza documental que possam dar algum suporte ao fact-checking
-
Entrar em contacto com profissionais da àrea e investigadores;
-
Contextualizar a informação;
-
Analisar o teor da notícia, rever informação e aplicar a escala de avaliação que foi estabelecida.
​
​
​
​
​
​
​
Quando a declaração analisada é completamente verdadeira. A cor foi definida de forma a parecer
um sistema reprodutivo saudável. Os certos estão a verde pois, verde é a cor da certeza.
As etiquetas
​Quando a afirmação é comprovadamente errada. A cor está mais forte para proporcionar um efeito menos saudável e inflamado. O vermelho das cruzes foi selecionado uma vez que é associado ao perigo ou alerta.
Quando a afirmação não está até ao momento comprovada ou estudada. A cor não é tão avermelhada como o “falso”, nem tão rosada como o “verdadeiro”, o que sugere que pode ser considerada “neutra” ou que ainda não é possível confirmar com certeza. Os pontos de interrogação foram utilizados de forma a dar uma sensação de incerteza.
Quando uma informação é descontextualizada intencionalmente para atribuir-lhe um significado que não possui base nos fatos. Aqui foi optada uma tonalidade mais escura para transmitir um toque de mistério e malícia visto que, muitas vezes, as informações são publicadas fora de contexto propositadamente. As aspas foram utilizadas visto que são uma ilustração de contexto e ajudam a moldar o significado de palavras, frases ou segmentos de texto dentro de uma comunicação.
​Quando a informação contém ideias ou afirmações que se opõem entre si, torna-se difícil ou impossível sustentá-las simultaneamente de forma lógica. Na etiqueta "Contraditório", a tonalidade apresenta-se ainda mais rosada, transmitindo a sensação de um colapso iminente ou explosão, resultado de tantas informações contraditórias e não saber em quem/o que confiar. No que diz respeito às setas, cada uma apresenta uma cor distinta, simbolizando as diferentes etiquetas anteriores e a sensação de confusão associada. Por fim, os braços, estão um para baixo e um para cima dado que a etiqueta está confusa.