Dicas e Conselhos úteis
Leve o tempo que considerar necessário: Não entre em pânico. Utilize o tempo que precisar para ponderar as várias opções disponíveis. Não hesite em pedir uma segunda opinião, se achar necessário. Caso precise de tomar uma decisão difícil, considere fazer uma lista dos prós e
contras para ajudá-lo a esclarecer o caminho a seguir.
Informe-se: Confie nas equipas médicas e centros especializados para obter informações seguras sobre o seu tipo de cancro. Tenha cautela com fontes não credíveis, como sites sem base científica ou com fins comerciais.
Questione: Questione o seu médico. Ele é a sua principal fonte de informação, por isso pergunte tudo e peça esclarecimentos sempre que não compreender algo. Se necessário, solicite os contactos do médico, da enfermeira ou do serviço, para poder esclarecer dúvidas que possam surgir mais tarde, mantendo assim um contacto próximo com os cuidados de saúde primários.
A quem falar sobre a doença? A decisão é sua. Partilhe com as pessoas em quem mais confia, pois serão elas a acompanhá-la ao longo do processo.
Vá acompanhada às consultas Leve alguém de confiança às consultas para tomar notas, colocar questões importantes para si e ajudar no transporte, se necessário.
Não tem de conseguir controlar as emoções: Não tem de controlar sempre as emoções. Mostre os seus sentimentos, aceite ajuda e recorra a apoio psicológico, se necessário. Ter cancro é uma experiência emocional com altos e baixos, e cada pessoa reage de forma única em diferentes momentos. Pode chorar - é uma boa válvula de escape. E lembre-se que as lágrimas de hoje podem ser substituídas amanhã por momentos de diversão e alegria.
Tratamento psicológico: O tratamento do cancro do ovário pode ser desafiante do ponto vista físico e psicológico. Assim, as doentes devem procurar apoio psicológico e dos serviços sociais durante e após o tratamento para lidar se surgirem sequelas, consigam lidar com a situação da melhor forma possível.
contras para ajudá-lo a esclarecer o caminho a seguir.
Como lidar com os comentários infelizes: Por vezes, pessoas desconhecidas ou até familiares ou amigos podem fazer comentários que são bem-intencionados mas que são profundamente perturbadores. O importante é lembrar que o cancro é seu. E o seu prognóstico não tem de ser semelhante ao que aconteceu com o primo, a vizinha ou alguém conhecido.
Terapias complementares: Se pensar experimentar terapias complementares informe o seu médico para saber se existe alguma incompatibilidade com os tratamentos que está a realizar.
Adote Hábitos Saudáveis: Deve adotar hábitos de vida saudáveis, no que respeita a dieta e exercício físico, na medida do possível.
Há vida para além do cancro: Tente viver para além do mundo do cancro. Vá ao cinema, saia para tomar um café com amigos ou vá visitá-los. Se não puder sair de casa, peça aos seus amigos para lhe fazerem visitas.
Como lidar com um diagnóstico de cancro? ¹