top of page

Organizações de Apoio

Todas estas organizações e sociedades são portuguesas e têm como objetivo apoiar tanto os doentes oncológicos, independentemente do tipo de cancro, como os seus familiares e amigos. Reconhecem que o cancro não afeta apenas o doente, mas também as pessoas que o rodeiam, e por isso oferecem apoio a todos os envolvidos neste processo difícil. No entanto, a Sociedade Portuguesa de Genética Humana e a Sociedade Portuguesa de Ginecologia focam-se mais na promoção do avanço científico, enquanto a última organização se dedica especialmente à fertilidade, um tema relevante para as doentes oncológicas, que enfrentam o cancro do ovário.

Liga Portuguesa Contra o Cancro 

Serviços: Apoio psicológico, grupos de apoio, programas de reabilitação e informações médicas.

AEPO (Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa)

Serviços: Apoio a doentes oncológicos e famílias, informações sobre tratamentos e direitos dos doentes.

Associação EVITA (Associação de Apoio a Portadores de Alterações nos Genes relacionados com Cancro Hereditário)

Serviços: Foco em cancros hereditários, incluindo o cancro do ovário. Apoio a famílias com mutações genéticas BRCA1/BRCA2.

Careca Power

Serviços: pretende preencher as lacunas e necessidades através de iniciativas que contribuam para uma maior dignidade e melhor qualidade de vida dos doentes oncológicos, bem como desmistificar a doença junto de cuidadores, familiares, amigos, Agentes da Saúde e Sociedade em geral.

MOG (Movimento Cancro do Ovário e outros Cancros Ginecológicos)

Serviços: Um movimento dedicada às mulheres que sofrem de cancro do ovário ou de outros cancros ginecológicos.

APPC (Associação e Apoio a Pessoas com Cancro)

Serviço: Assume como objeto principal o apoio e acolhimento ao doente oncológico e seus familiares/cuidadores abrangendo diferentes tipos de patologia, condição social e instituição hospitalar.

Sociedade Portuguesa de Genética Humana (SPGH)

Serviço: promover o avanço da genética humana em Portugal. Oferece suporte à comunidade científica, médicos e outros profissionais, além de promover a formação contínua e a troca de conhecimentos. 

 Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG)

Serviço: associação científica, sem fins lucrativos e de utilidade pública, comprometida com a promoção da Saúde em geral e da Mulher em particular e com a defesa e concertação de todos os Ginecologistas Portugueses.

Associação Portuguesa de Fertilidade

Serviço: Num país marcado por uma distribuição geográfica desigual dos centros de tratamento, ausência de legislação específica, limitação no acesso a técnicas, falta de informação e por um desinteresse pelas questões médicas, psicológicas, sociais e económicas, relacionadas com esta doença, a APFertilidade tem como missão apoiar, informar e defender esta comunidade.

bottom of page